COMO IDENTIFICAR A HIPERTENSÃO ARTERIAL

12

Pode-se identificar a hipertensão arterial através da aferição da pressão utilizando um pequeno aparelho chamado esfigmomanômetro. Quando o aparelho mostra uma pressão sanguínea igual ou superior a 140 x 90 mmHg pode sugerir que o indivíduo seja hipertenso. Porém, o diagnóstico da hipertensão deve ser dado pelo médico cardiologista após uma avaliação minuciosa das variações de pressão que o indivíduo possa apresentar com base em exames como:

  • MAPA: monitorização ambulatorial pressão arterial e
  • MRPA: monitorização residencial da pressão arterial.

O que fazer em caso de hipertensão

O que se recomenda fazer em caso de hipertensão é seguir o tratamento clínico indicado pelo médico. Na grande maioria dos casos, a hipertensão arterial não provoca sintomas. Em muitos casos, ela só é detectada em exames médicos de rotina. Em outros, ela pode estar tão alta, que o indivíduo pode passar mal, apresentar falta de ar subitamente ou outros sintomas.

1. Se o indivíduo apresentar os sintomas sugestivos de hipertensão como:

  • taquicardia,
  • visão turva ou borrada,
  • tontura e
  • dificuldade para respirar,

Ele deverá repetir o medicamento que o médico já prescreveu e ir para o hospital.

2. Se o indivíduo estiver com pressão alta mas não houver sintomas:

Ele deverá repetir a sua medicação usual para pressão e aguardar o retorno lento e progressivo da pressão ao seu valor normal, sem a necessidade de ir ao hospital, mas deve marcar uma nova consulta com o cardiologista para ajuste de medicação.

3. Se o indivíduo ainda não é considerado hipertenso e apresente a pressão alta:

Ele deverá ir para o hospital.

Muitos indivíduos procuram a unidade de emergência com queixa de dor de cabeça associada ao aumento de pressão arterial. Na grande maioria das vezes, a dor de cabeça é que é a responsável por aumentar os níveis de pressão, devendo -se, então, primeiro tomar analgésicos para a dor de cabeça. Passada a dor, naturalmente a pressão tente a normalizar. Caso a dor de cabeça seja muito forte, independentemente dos valores da pressão, o indivíduo deverá procurar uma emergência neurológica para avaliação.

tratamento para hipertensão arterial envolve ainda a prática regular de exercícios físicos e diminuição do consumo de sal, dando preferência às frutas, legumes, verduras e carnes magras.

Fonte: Tua Saúde.com.br

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply