Que cuidados devemos ter com a arterio e aterosclerose

ATERO

Bem resumidamente, a arteriosclerose é um termo usado para descrever de forma genérica a degeneração das artérias, o que ocasiona seu espessamento e endurecimento. A aterosclerose é um tipo perigoso de arteriosclerose, caracterizado pela formação de placas de gordura no interior das artérias, o que pode provocar sua obstrução. Se a artéria em questão for alguma que irriga o coração, tem-se um infarto; portanto, é uma condição que exige monitoramento rígido quando diagnosticada.

Entenda a diferença entre esses dois termos aqui: “Arteriosclerose” e “Aterosclerose”.

Para ambos os casos, manter uma dieta saudável, evitar o cigarro e praticar exercícios regularmente são hábitos capazes de prevenir lesões nas artérias.

Em caso de aterosclerose, no entanto, os cuidados devem ser ampliados. O paciente precisa controlar o peso, o comportamento da pressão arterial (motivo pelo qual é recomendável ter um aparelho de medição da pressão e evitar situações de estresse) e adotar uma dieta rigorosa com pouca gordura, visto que o diagnóstico indica que já há algum nível de obstrução dos vasos. Lembrando que o acompanhamento médico é essencial nesse contexto, pois o cardiologista é quem terá condições de avaliar a gravidade da doença e a necessidade de tratá-la com medicamentos.

Aterosclerose e hábitos alimentares

Depois de diagnosticada a aterosclerose, a mudança na dieta é indispensável  para o controle da doença.

  • Procure evitar frituras e outros alimentos gordurosos. Uma dica nesse sentido é cultivar o hábito de ler os rótulos dos produtos e verificar as frações de “gordura saturada” nas informações nutricionais;
  • Diminua a quantidade de sal na hora de cozinhar;
  • Se não conseguir reduzir a quantidade de leite, queijo e outros laticínios, dê preferência a semidesnatados ou desnatados;
  • Prefira proteínas magras (carne de frango, peixe e leguminosas);
  • Coloque na dieta cereais integrais, frutas e vegetais, alimentos ricos em fibras, vitaminas e com menores níveis de gordura e açúcar.

Fonte: Coração Alerta.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply