O que devemos saber sobre o tratamento da depressão

depressed young man sitting on the bench
  • Por que devemos tratar a depressão?

Se a depressão não for tratada, poderá haver uma piora funcional do idoso como a diminuição de sua capacidade e independência, piora da memória, má qualidade de vida e até suicídio.

  • Como a medicação deve ser usada?

Deve-se tomar a medicação todos os dias , geralmente 1 vez ao dia, importante não deixar de usar nenhum dia e devemos nos certificar que está sendo tomado todos os dias e nos horários que foram receitados pelo médico. O medicamento deve ser guardado em lugar fresc.

  • Em quanto tempo faz efeito?

A medicação demora cerca de duas semanas para começar a fazer efeito, então, é preciso ter paciência. Nunca suspender a medicação, mesmo se houver uma melhora. O tempo de tratamento será por pelo menos 1 ano. Só o médico pode prescrever estas medicações e só ele pode suspendê-las, então se houver algum sintoma inesperado com a medicação entre em contato com o seu médico antes de suspender a medicação. Os antidepressivos não causam dependência química, mas podem causar algumas reações indesejadas se forem suspensos abruptamente. A depressão é acompanhada de sintomas como alteração de apetite e insônia e as medicações prescritas irão ajudar a tratar estes sintomas também.

  • Existe alguma forma de melhorar ou prevenir a depressão?

Realizar exercícios físicos ajuda a combater a depressão e alguns sintomas como a insônia, caminhada, hidroginástica, musculação, natação e outros esportes.
Evitar o isolamento social, o convívio social com uma rede social adequada ao seu perfil de personalidade é eficaz contra a depressão
Praticar atividades que estimulem a intelectualidade como aprender a utilizar o computador e aprender novas línguas.
Procurar se sentir útil, seja em casa ou em outros lugares como hospitais e orfanatos.

Autor: Dra. Ana Lúcia de Sousa Vilela

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply