ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

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Uma alimentação saudável deve seguir 3 regras básicas:

  1. Incluir alimentos naturais como frutas e verduras, evitando alimentos industrializados;
  2. Seguir um padrão de refeições regulares, evitando intervalos longos e exageros alimentares;
  3. Envolver preparações culinárias simples sem frituras ou adição de grandes quantidades de gordura e sal como caldos de carne por exemplo.

Adotar uma alimentação saudável serve para prevenir doenças causadas por deficiências nutricionais, fortalecer o sistema imunológico e reduzir o aparecimento de doenças crônicas como obesidade, doenças cardíacas ou diabetes por exemplo.

Alimentação saudável para emagrecer

A alimentação saudável para emagrecer segue as mesmas regras já referidas. O emagrecimento e a manutenção do peso, são consequências de um comportamento alimentar regular e saudável durante a vida, que traz benefícios não apenas para a forma física mas também prevenindo doenças crônicas que muitas vezes, estão relacionadas com a alimentação.

​A falta de vitaminas e minerais pode provocar doenças comuns como a anemia ou a osteoporose e o excesso de gorduras na alimentação pode levar ao colesterol alto, por exemplo.

A alimentação saudável deve ser um estilo de vida. Uma boa forma de alcançar mudanças permanentes é alterar pequenos hábitos de cada vez, como:

  • Diminuir aos poucos a quantidade de açúcar que se adiciona no leite ou café;
  • Reduzir a quantidade de alimentos fritos;
  • Trocar o óleo e a manteiga pelo azeite,
  • Comer uma fruta por dia e ir aumentando de forma gradual até alcançar 5 no máximo.

Para melhorar a alimentação e aprender a fazer trocas inteligentes consulte um nutricionista.

Fonte: Tua Saúde com colaboração  (Nutricionista)

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