Como combater a insônia na 3ª idade para dormir melhor

insonia-medicamento

A insônia no idoso caracterizada pela dificuldade para iniciar o sono ou para continuar dormindo, é comum a partir dos 65 anos, mas pode ser atenuada com medidas simples, uso de chás para insônia, sucos calmantes ou medicamentos.

A insônia causa uma diminuição da capacidade de concentração, atenção e memória e um aumento da sonolência durante o dia, o que favorece o desiquilíbrio e aumenta o risco de quedas, acidentes, ferimentos e fraturas.

Os idosos com insônia, geralmente, ficam dependentes dos remédios para dormir, pois os usam em excesso e, muitas vezes, sem indicação médica, não conseguindo dormir sem eles. 

Como tratar a insônia no idoso

O tratamento para insônia no idoso deve ser indicado pelo médico especialista em distúrbios do sono e inclui identificar a causa da insônia para depois se iniciar o tratamento correto. Depois de identificada a causa, o tratamento pode ser feito com:

1. Bons hábitos do sono

Para garantir uma boa noite de sono é aconselhado:

  • Não fumar;
  • Evitar o consumo de café, chá preto, coca-cola e bebidas alcoólicas. No entanto, 1 taça de vinho tinto ao jantar, é recomendado;
  • Dar preferência às refeições leves ao jantar. Veja mais exemplos em O que comer para insônia.

Outro conselho importante para evitar o agravamento da insônia é não cochilar na sala e ir para a cama apenas quando sentir muito sono e tiver certeza que ao deitar na cama irá dormir.

O que pode causar insônia no idoso

A insônia no idoso deve-se, principalmente, à idade avançada, doenças crônicas, como insuficiência cardíaca ou diabetes, uso de medicamentos e hábitos como tomar muito café ou consumir excessivamente bebidas alcoólicas. Outras causas podem ser:

  • Mudança de rotina, como em caso de internamento hospitalar ou viagem;
  • Efeitos colaterais de alguns remédios anti-hipertensivos, antidepressivos e broncodilatadores;
  • Uso excessivo de remédios para dormir;
  • Doenças respiratórias crônicas, como apneia do sono ou asma.

Outras possíveis causas podem ser ansiedade, depressão ou demência, mas como são muitas as causas de insônia no idoso, é muito importante identificar primeiro a causa da insônia para depois o médico indicar o tratamento adequado.

Fonte: Dr. Arthur Luis Alves Frazão de Carvalho, formado pela Universidade Federal de Pernambuco em 2008 – CRM/PE – 16878.

You can leave a response, or trackback from your own site.

3 Responses to “Como combater a insônia na 3ª idade para dormir melhor”

  1. Roberta disse:

    Muito bom o artigo, tenho idosos na família que sofrem com insônia. Falarei com eles.

  2. Insônia acaba com a vida da pessoa, se ela não dorme o suficiente ela não produz nada! Tenso…

  3. Parabéns pelo artigo! são pontos muitos valiosos sobre o assunto!

Leave a Reply to Como Curar a Insonia