Monitorização ambulatorial da pressão arterial

pressao-sanguinea-20110711-size-598

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.) é o exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono.

Tem como objetivo analisar o comportamento da pressão arterial não somente durante a vigília e o sono, como também durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio. Além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

Como é feito

No dia e horário agendados, é feita a instalação do equipamento no paciente, que permanece com ele durante 24 horas.

O equipamento é composto por um monitor leve e pequeno – colocado na cintura – que conectado por um tubo plástico fino a uma braçadeira colocada no braço não dominante, exceto se houver alguma contraindicação.

A cada 20 minutos o monitor insufla a braçadeira e registra a pressão obtida.

Após as 24 horas, o paciente retorna ao local do exame para retirada do equipamento. O monitor é conectado ao computador e um software especialmente construído para esta função desenha um gráfico das pressões registradas nas 24h.

O exame deve ser realizado em um dia representativo da sua atividade diária. Assim, é fundamental manter as atividades rotineiras.

Será fornecido ao paciente um impresso chamado “diário de atividades” onde devem ser anotados os horários em que dormiu, acordou, almoçou, jantou, assim como eventuais sintomas e atividades ou eventos importantes.

Indicações

  • Suspeita de hipertensão do avental branco – condição na qual o paciente apresenta pressão acima do normal no consultório médico e pressão normal fora dele; quando o médico suspeita desta condição o exame pode estabelecer o diagnóstico correto.
  • Avaliação da eficácia do tratamento da hipertensão nas 24 horas, tanto no sono quanto na vigília.
  • Avaliação de sintomas, principalmente os relacionados à hipotensão (pressão baixa).

Contraindicações

  • Quando não é possível ajustar a braçadeira ao braço do paciente.
  • Quando o paciente apresenta valores muito elevados de pressão máxima, arritmias cardíacas ou parkinsonismo.

Preparo

  • Tomar banho antes do exame, pois não é recomendada a retirada do aparelho durante o exame.
  • Trazer um cinto de sua preferência para colocação do monitor na cintura.
  • Trazer a lista de medicamentos em uso com dose e horários preconizados.
  • Seguir a orientação do seu médico sobre a utilização das medicações de uso crônico e sobre a prática de exercícios físicos nas 24 horas que antecedem o exame.

Fonte: Hospital Albert Einstein.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply