Colesterol “Não HDL” e Score de Cálcio

colesterol-e1407082563276

O colesterol é constituído por várias fracções: o “mau” (o LDL é o mais frequente), que “entope” os vasos, e o “bom” (HDL) que protege os vasos da aterosclerose.

O colesterol “mau” engloba, além do LDL, outras fracções menos conhecidas e menos frequentes…mas existentes em todas as pessoas. Todas estas fracções são associadas na designação “não HDL”

SCORE CÁLCIO: é a quantidade de cálcio existente num vaso e que predispõe ao enfarte, uma vez que dificulta a passagem do sangue. O score de cálcio é quantificado através de um exame e deve ser avaliado em pessoas com elevado risco cardiovascular.

Foi publicado, em Abril de 2012, no Journal of Clinical Lipidology, um artido em que avaliaram cerca de 1600 homens com idade média de 43 anos.

O score de cálcio encontrava-se elevado em 22% deles.Estes, que tinham o score de cálcio elevado, também tinham valores mais altos de trigliceridos, colesterol LDL e colesterol não HDL quando comparados com os homens que tinham score de cálcio normal.

Por outro lado, faziam menos exercício físico que os de score normal.

Este artigo vem reforçar o interesse em quantificar o colesterol não HDL nos doentes, o que pode ser feito apenas com contas, não sendo necessário análises suplementares.

Fonte: Blog Linha Diabetes.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply