Como ter uma vida saudável depois dos 60?

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Apesar de ser considerado ainda um país de jovens, aproximadamente 11% da população brasileira é composta por indivíduos com mais de 60 anos.

Estima-se que em 2025 o Brasil terá a sexta maior população de idosos do mundo. Em números absolutos provavelmente teremos quase 40 milhões de idosos.

O segredo para a manutenção da saúde na velhice é entendermos a necessidade de prevenção e de adotarmos um estilo de vida saudável, não só após os 60 anos, mas em todas as idades.

Por isso, é fundamental uma alimentação mais saudável, evitando excessos calóricos, de sal, de açúcar, de álcool, de frituras, e a manutenção do peso dentro de uma faixa adequada. Praticar exercícios físicos regularmente também é muito importante.

Nessa faixa etária, sugerimos atividades aeróbias de baixo impacto, como caminhada, natação, hidroginástica, dança, trabalhos resistidos como a ginástica localizada, musculação e trabalhos com alongamento buscando a manutenção da flexibilidade, mobilidade e equilíbrio.

Cuide-se, pratique exercício físico e tenha uma vida regrada, para desfrutar a terceira idade com saúde.

 Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia
Colaboração: Gustavo Dutra
Estagiário da Beneficência Portuguesa de São Paulo

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