O que é déficit cognitivo?

deficit-cognitivo-667x500

Déficits Cognitivos são alterações na maneira como o indivíduo processa uma informação. Está relacionado a inteligência. Envolve principalmente funções mentais como a memória, linguagem, raciocínio lógico e abstrato, atenção, percepção, capacidades executivas e capacidade visuo espacial.

De uma maneira mais simples, podemos dizer que cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos.

Os instrumentos neuropsicológicos utilizados na avaliação consistem basicamente em bateria de testes que avaliam um conjunto de habilidades e competências cognitivas.

investigação neuropsicológica se baseia em dados de anamnese, questionários e, principalmente, enfatiza dados obtidos na testagem. Ela visa clarificar e diagnosticar uma perturbação ou doença cerebral.

Os testes possuem o propósito inicial de detectar a localização das lesões cerebrais.

A Avaliação Neuropsicológica é atualmente um meio de se entender os efeitos dos comprometimentos cerebrais na cognição e nas atividades de vida diária – AVDs.

Funções Mentais avaliadas: Memória (curto-prazo e longo-prazo); Atenção, Concentração e distratibilidade; Capacidade de aprendizagem e resolução de problemas; Funções de raciocínio lógico e abstrato; Linguagem (capacidade de expressão e compreensão); Organização e coordenação visuo-espacial; Capacidades de planejamento, síntese e organização. Cálculo Orientação temporal e espacial.

Alguns exemplos de situações para a aplicação de testes  neuropsicológicos padronizados:

Doença de Alzheimer,  Parkinson ou outras doenças neurológicas;

Pessoas com lesões cerebrais por Traumatismo CranioEncefálico;

Pessoas com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade);

Pessoas toxicodependentes;

Pessoas expostas a químicos e produtos tóxicos;

Pessoas vitimas de AVC (acidente vascular cerebral: embolia, trombose,…);

Pessoas com Paralisia Cerebral;

Pessoas com Hidrocefalia

Pessoas com Transtorno de Humor (Depressão)

Fonte: Sheila Rosskamp

Especialista em TDAH e Avaliação Cognitiva de pessoas com Deficiência Intelectual.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply