BENEFÍCIO DA ATIVIDADE FÍSICA NA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

img_fisica

Os benefícios da atividade física na insuficiência cardíaca estão relacionados com a redução dos sintomas de insuficiência cardíaca, principalmente o cansaço e a falta de ar, os quais o indivíduo sente ao fazer suas atividades diárias.

Estudos realizados em pacientes com doença cardíaca demonstraram que a atividade física regular pode ser recomendada no tratamento de insuficiência cardíaca crônica estável porque:

  • Reduz a frequência cardíaca;
  • Aumenta os níveis de oxigênio disponível.

No entanto, o exercício físico pode ser uma contraindicação para alguns pacientes com insuficiência cardíaca.

Antes de iniciar o exercício físico, o paciente deve consultar o cardiologista e avaliar a sua condição física através da prova de esforço cardiorrespiratório em bicicleta ou esteira. Além disso, o indivíduo deve informar o médico sobre outras doenças que possua e os remédios que toma.

Cada plano de exercício deve ser individualizado e alterado ao longo do tempo, de acordo com o avanço da idade e da situação de doença do paciente.

Recomendações para atividade física na insuficiência cardíaca

Algumas recomendações para atividade física na insuficiência cardíaca incluem:

  • Utilizar roupa fresca e confortável;
  • Beber água durante o exercício;
  • Evitar fazer atividades físicas em locais muito quentes.

Estas recomendações ajudam a evitar complicações, como aumento da temperatura corporal ou desidratação, frequentes em pacientes com insuficiência cardíaca devido à dificuldade de o corpo regular a temperatura.

Fonte: Tua Saúde.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply