ATIVIDADE FÍSICA: CAMINHADA

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Tente caminhar. Caminhar ajuda a diminuir seu risco cardíaco e derrame, dá mais energia e é agradável. É um exercício adequado para uma boa parte da população e não é necessário gastar para isso.

Benefícios da Caminhada

A caminhada pode ser um exercício aeróbico que condiciona seu coração e pulmões. Se feita diariamente, ajuda a diminuir seu risco cardíaco e derrame.

O sedentarismo é um dos fatores de risco importante para a doença cardíaca. Não se exercitar pode contribuir para aumentar os níveis de colesterol ruim, obesidade, elevar a pressão e contribuir para diabetes – todos também fatores de risco para doença cardíaca.

É melhor caminhar numa intensidade de moderada a intensa, pelo menos, 30 minutos na maior parte ou em todos os dias da semana. Ela tem benefícios a curto e longo prazo. Você pode começar com 10 minutos inicialmente e progredir até 30 minutos ou mais ao dia.

Para perder peso, você necessita queimar mais calorias do que as que você come. Nesse intuito, provavelmente para perda de peso, o período de caminhada pode variar de acordo com o peso, a dieta, etc.

A caminhada ajuda a:
• Parar de fumar
• Controlar a pressão arterial
• Aumentar o HDL (bom) colesterol
• Ajuda a prevenir e controlar o diabetes
• Dá mais energia
• Melhora a auto-estima e a auto-imagem
• Aumenta a resistência à fadiga
• Ajuda a relaxar e se sentir menos tenso(a)
• Melhora a qualidade do sono
• Ajuda a perder ou controlar o peso

Quando a caminhada precisa ser monitorada

É aconselhável, antes de iniciar a caminhada, procurar o médico quando:
• seu médico disse que você tem uma condição cardíaca e recomendou apenas atividade física supervisionada
• frequentemente tem dores ou pressão no tórax, pescoço, ombro ou braço durante ou após atividade física
• vem evoluindo com dores no peito no último mês
• tende a perder a consciência, cair ou ter tonturas
• sente dificuldade de respirar após mínimo esforço
• toma medicação para pressão alta ou doença cardíaca
• tem dores ósseas ou articulares que podem piorar com o programa de caminhada
• tem diabetes ou outra condição médica que precisa atenção especial no programa do exercício
• tem 40 anos ou mais e estava sedentário e planeja iniciar um programa de exercício vigoroso

Caso não tenha nenhuma das condições acima, inicie o seu programa de caminhada gradualmente, se iniciar algum dos sintomas acima, suspenda a atividade física e contate seu médico o quanto antes.

Para ter sucesso, algumas coisas são necessárias:
• Escolha um horário do dia para caminhar
• Encontre um local agradável e adequado para caminhar
• Escolha um parceiro que seja capaz de manter o mesmo horário e o mesmo ritmo
• Use roupas e tênis adequados de acordo com a temperatura, o local. O uso excessivo de roupas, levando à sudorese excessiva não ajuda a perder mais peso e nem aumenta o rendimento do exercício, só aumentando a chance de desidratação
• Quando quente, tome água durante e após a caminhada
• Alongue-se antes e após a caminhada
• Ajuste seu ritmo de acordo com o seu condicionamento – não se force a fazer mais do que está condicionado. Reduza o ritmo sempre que não possa falar facilmente num tom de conversa, demore mais que minutos para que seu pulso diminua após uma caminhada, tenha fraqueza prolongada, falta de ar após programa de caminhada.

Fonte: Instituto Procardíaco.

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